BRF destaca a força do mercado doméstico

Leia em 2min 10s

Na esteira do avanço do consumo per capita de carne de frango no Brasil, a BRF estima que o mercado doméstico será o maior vetor do crescimento do volume a ser vendido pela empresa em 2015, apesar da perspectiva de estagnação da economia do país.

 

 

 



"No mercado interno, há uma expectativa de crescimento maior de volume", disse na sexta-feira o vice-presidente de finanças e relações com investidores da BRF, Augusto Ribeiro Júnior, em entrevista a jornalistas. Apesar do indicativo, o executivo evitou detalhar qual é o crescimento previsto para o ano que vem.

Já no mercado externo, a expectativa de Ribeiro Júnior é que as vendas da BRF sigam um critério mais "seletivo", em linha com a estratégia deflagrada pela empresa no fim de 2012 de reduzir o volume destinado às exportações com o objetivo de ampliar a rentabilidade das operações.

"O crescimento de volume no mercado internacional vai acontecer no Oriente Médio, onde nós temos uma planta, e também no mercado asiático", afirmou ele, citando a fábrica de alimentos processados que a BRF inaugurou no mês passado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Em que pese a projeção de crescimento "seletivo" das vendas no mercado externo, o diretor de "global desk" da BRF, José Humberto Prata Júnior, reconheceu que os preços em dólar das exportações de carne de frango in natura estão caindo, pressionados pelo crescimento da oferta global dessa proteína e pela queda das cotações dos grãos que compõe a ração animal, sobretudo milho e farelo de soja. De acordo com Prata Júnior, os preços deverão continuar em trajetória descendente até meados do primeiro trimestre de 2015.

"Já sentimos o preço caindo. Vai continuar recuando um pouco mais no primeiro trimestre, e depois se estabiliza", disse. Apesar disso, o executivo enfatizou que a rentabilidade das exportações permanece "boa", favorecida pelo efeito benéfico da desvalorização do real ante o dólar e da retração dos cotações dos grão.

Atualmente, a BRF lidera as exportações brasileiras de carne de frango. Do total exportado pela empresa, 85% é de carne de frango in natura. Portanto, a queda dos preços afeta diretamente a companhia. Por outro lado, minimizou o executivo, a impacto da queda dos preços da carne de frango in natura no mercado doméstico é menos representativa para a BRF, já que cerca de 90% dos produtos vendidos pela companhia no Brasil são de alimentos processados. E, ainda que seja a líder no abate de frango no Brasil, a BRF tem apenas 7% do mercado de frango in natura, disse.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Frigoríficos brasileiros 'turbinam' o avanço da carne bovina uruguaia

Com movimentos precisos, os funcionários separam cuidadosamente os cortes bovinos e os colocam em esteiras que ca...

Veja mais
Abates de bovinos recuam 4,5% no 3º trimestre

O abate de bovinos no terceiro trimestre de 2014 atingiu 8,457 milhões de cabeças sob inspeçã...

Veja mais
Consumo de frango volta a crescer

Depois de recuar no ano passado devido ao impacto da inflação de alimentos, o consumo per capita de carne ...

Veja mais
Setor de aves e suínos aposta em China e no avanço do consumo interno

Após efeito Rússia, segmento de proteína animal mantêm otimismo para 2015 com expectativa de ...

Veja mais
Japão importará carne bovina brasileira

O vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, Hisa...

Veja mais
JBS segue Cosan e Marfrig e desiste de emissão externa

O frigorífico JBS tornou-se ontem a terceira companhia brasileira em menos de 20 dias a desistir de captar recurs...

Veja mais
Escassez de boi pressiona margens dos frigoríficos

Pressionados pela cotação elevada do boi gordo em um contexto de estagnação do consumo inter...

Veja mais
Feirão de Natal põe à venda 41 suínos

Comercialização é feita por internos da Colônia Penal de Santa Izabel   A Superintend&...

Veja mais
Avícola investirá R$ 205 mi em abatedouros

O grupo GTFoods, do setor avícola, investirá R$ 205 milhões até 2016 em seu projeto de expan...

Veja mais