SC negocia a venda de suínos vivos

Leia em 2min 20s

Técnicos agropecuários estão vistoriando propriedades no Estado



Santa Catarina está prestes a vender suínos vivos para a Argentina. O Estado já é líder nacional nas vendas de carne de porco congelada, com 86 mil toneladas exportadas só no primeiro semestre, o equivalente a US$ 280 milhões, mas não tem tradição nos negócios com animais vivos.

De acordo com o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Pinto Ferreira, não há registro de exportação de animais vivos pelo menos nos últimos dez anos.

Quatro técnicos do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Argentina (Senasa) estão no Brasil desde segunda-feira para fazer uma auditoria no sistema de controle sanitário do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Senasa). Na segunda-feira eles estiveram em Brasília, no Ministério e, na terça-feira, visitaram a superintendência do Mapa em Santa Catarina. Ontem visitaram os escritórios da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em Videira e Rio das Antas, o posto fiscal de Água Doce e a granja de suínos Novo São Paulo, em Rio das Antas.

– É uma propriedade com um plantel de 15,8 mil suínos, que vende reprodutores para criadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – informou o veterinário responsável pelo escritório de Rio das Antas, Ronaldo Domingos Loss.

Reunião será realizada na Cidasc, em Florianópolis

Loss informou que os técnicos argentinos pediram informações sobre o controle sanitário e que, aparentemente, ficaram satisfeitos com as respostas. Hoje haverá uma reunião na sede da Cidasc, em Florianópolis, antes do retorno à Argentina. Um relatório irá liberar ou não a exportação.

Márcio Pinto Ferreira disse que os argentinos têm interesse em reprodutores da granja catarinense porque o Estado é o único com certificado de zona livre de aftosa sem vacinação. Somente o Chile e a região da Patagônia, na Argentina, têm o mesmo status, segundo Ferreira. Por isso os suínos catarinenses seriam levados para a Patagônia para reprodução e multiplicação.

Para o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio De Lorenzi, a procura por suínos vivos de Santa Catarina comprova a qualidade da carne e do material genético catarinense.

– O Brasil sempre foi importador de material genético, mas a venda para Argentina pode divulgar o Estado como referência – destacou Losivânio.

Ele acredita que graças ao trabalho de melhoramento genético o Estado pode também se tornar um exportador de reprodutores.

Além da possibilidade de venda de suínos vivos Santa Catarina também está iniciando a exportação de bovinos. Na próxima semana serão embarcadas 103 vacas da raça Jersey para a Bolívia. Santa Catarina é um dos Estados onde houve maior crescimento da produção leiteira nos últimos 15 anos.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Escândalo do frango na China pode favorecer o Brasil

O escândalo da venda de carne de frango estragada pela Shanghai Husi Food, subsidiária da companhia america...

Veja mais
Estoque de café deve atingir 2,88 mi de sacas

O estoque de café no Brasil ao fim da safra 2014/2015, encerrada em junho, está estimado em cerca de 2,88 ...

Veja mais
JBS reduz distância para BRF após aquisições em aves no Brasil

Aquisições de unidades de aves pela JBS, maior processadora de carnes do mundo, elevaram a fatia da empres...

Veja mais
Oferta em alta retrai os preços

A oferta de boi gordo permanece em bom nível no mercado interno. Essa situação voltou a provocar qu...

Veja mais
Minerva terá subsidiária na Austrália

O conselho de administração da Minerva autorizou a constituição de uma subsidiária na...

Veja mais
Preço do peixe sobe mais que o dobro da inflação

Aumento supera os 900% no período do Plano Real, com a inflação em 375% Nos 20 anos de Plano Real,...

Veja mais
Cotação da carne suína em alta

Vírus em países exportadores deve levar preço internacional do produto para níveis recordes ...

Veja mais
Suíno tem maior preço em 20 anos

Queda mundial na oferta do produto faz valor da carne disparar e exportações crescerem   O pre&cced...

Veja mais
JBS fecha compra de negócios de aves da Tyson Foods no Brasil e México

A empresa de alimentos JBS, maior processadora de carnes do mundo, fechou acordo para comprar os negócios de aves...

Veja mais