Abate de bovinos é recorde no 1º trimestre

Leia em 2min 30s

País atingiu 8,4 milhões de cabeças, alta de 2,9% ante mesmo período de 2013, aponta levantamento do IBGE

Rio de Janeiro - Embora tenha ficado 5,9% abaixo do recorde alcançado no último trimestre do ano passado, o abate de bovinos fechou os primeiros três meses deste ano acumulando o décimo aumento trimestral consecutivo da série histórica, inciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1997.

As informações constam das pesquisas trimestrais do Abate de Animais, Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos referentes ao primeiro trimestre do ano e divulgada ontem pelo IBGE.

Segundo os dados, o abate bovino atingiu 8,4 milhões de cabeças nos primeiros três meses deste ano. Embora inferior ao recorde de 8,9 milhões de cabeças obtido no trimestre anterior, o volume é 2,9% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2013 (8,1milhões de cabeças).

"Nos comparativos anuais dos mesmos trimestres, o primeiro trimestre de 2014 é o décimo consecutivo em que se tem observado aumento da quantidade de bovinos abatidos, registrando recorde entre os primeiros trimestres", ressaltou o IBGE.

Houve incremento de 238,9 mil cabeças bovinas abatidas no primeiro trimestre de 2014, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, com destaque para Minas Gerais (mais 122,2 mil cabeças); Goiás (102,6 mil); e Pará (63,9 mil).

O Mato Grosso continuou na liderança nacional do abate de bovinos, apesar da queda de 3,4% da quantidade de cabeças abatidas no mesmo comparativo. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás ocuparam as três primeiras posições no trimestre, respondendo juntos por 38,9% do abate nacional de bovinos.

O peso acumulado de carcaças totalizou 2,0 milhões de toneladas, um aumento de 2,8% em relação ao primeiro trimestre de 2013.

Frangos - Já o abate de frangos somou 1,4 bilhão de cabeças de aves, também recorde para um primeiro trimestre verificado pela pesquisa. Houve alta de 5,5% em relação ao primeiro trimestre de 2013, mas queda de 1,7% ante o quarto trimestre do ano passado.

O abate de suínos totalizou 8,7 milhões de cabeças no primeiro trimestre, queda de 1,4% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Houve recuo também ante o quarto trimestre do ano passado, de 3,6%.

Foram adquiridas ainda 9,2 milhões de peças de couro, com alta de 0,4% sobre o primeiro trimestre de 2013 e queda de 4,5% sobre o quarto trimestre daquele ano.

Os números do IBGE indicam que a produção de ovos de galinha atingiu 686,3 milhões de dúzias, com aumento de 2,4% sobre o primeiro trimestre de 2013 e queda de 1,4% sobre o trimestre imediatamente anterior.

Leite - A produção de leite no país cresceu 8,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos primeiros três meses do ano passado, atingindo 6,2 bilhões de litros de leite cru. Quando comparado ao último trimestre do ano passado, no entanto, o resultado aponta queda de 5,5%. (AE e ABr)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Setor avícola brasileiro ganha mercado no México e na Ásia

SÃO PAULODepois de receber aprovação para exportação de carne de frango aos mexicanos...

Veja mais
Carne suína teve maior valorização este ano até maio

SÃO PAULOEmbora o cenário do princípio do ano tenha sido um pouco indefinido, a realidade é ...

Veja mais
Nova cultivar de café resiste mais à seca

A acauã novo, desenvolvida pela Fundação Procafé, está sendo testada em Minas Gerais ...

Veja mais
Hillshire diz que oferta da Tyson é mais atrativa

Gigante americana de carnes desbancou JBSDAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIASA indústria de carnes americana Hil...

Veja mais
Pilgrim's quer adquirir empresas de menor porte

A Pilgrim's Pride, subsidiária americana do grupo JBS SA, continua interessada em aquisições para e...

Veja mais
Peixe de cativeiro ganha espaço nas mesas

Peixes criados em cativeiro deverão suplantar os originados da pesca extrativa nas mesas dos lares e cardá...

Veja mais
Faturamento com exportação de carne bovina cresce 18%

O mês de maio foi bastante positivo para o agronegócio brasileiro, que alcançou um crescimento no fa...

Veja mais
Copa deve impulsionar consumo de frango

Além dos turistas, aposta é nas comemorações das famílias que terão a carne no...

Veja mais
Moody's atribui rating B2 à proposta da Marfrig de bônus

A agência de classificação de risco Moody's atribuiu rating B2 em moeda estrangeira para a proposta ...

Veja mais