Compra do mês está de volta aos supermercados

Leia em 2min 30s

Levar filhos na escola, trabalhar, fazer pós-graduação, malhar. A falta de tempo está refletindo nos supermercados e trazendo de volta um velho hábito: a compra do mês. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel mostra que os brasileiros têm ido menos vezes, mas continuam gastando mais. "O aumento da inflação acabou sendo um fator que contribuiu na redução de idas ao ponto de venda. Os consumidores passaram a ir menos e a comprar mais de cada vez para evitar um possível aumento de preços futuros", avalia a diretora comercial da Kantar, Christine Pereira.


De acordo com o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, o cenário se aplica somente aos hipermercados. No entanto, segundo ele, mais do que medo da inflação, é a falta de tempo que está determinando a concentração das compras maiores. "As pessoas não têm tempo de enfrentar filas várias vezes, então, fazem grandes compras uma só vez no mês, em grandes supermercados, e continuam indo aos pequenos , nos bairros, várias vezes por semana", justifica.


Um levantamento de 2013, do Instituto Ver, revela que 67,3% dos consumidores de Belo Horizonte preferem os supermercados da vizinhança. Em 2001, quem determinava a compra eram os preços baixos, apontados por 32% dos consumidores como fator decisivo. Naquela época, a proximidade influenciava apenas 11% da escolha. Hoje, o preço baixo ficou em segundo plano, caindo de 32% para 13% na lista de fatores determinantes para o consumidor.

 

A psicóloga organizacional Dalila Pereira de Sousa é um exemplo de como a correria influencia as compras. Ela trabalha em um supermercado mas, mesmo assim, escolhe um único dia no mês para levar tudo que precisa. "Não tenho tempo. É do trabalho, para o MBA ou cuidando dos filhos. Então, costumo escolher um sábado do mês para fazer tudo", conta Dalila.


Segundo Christine Pereira, a lógica de ir menos ao supermercado é fazer uma compra mais robusta, com produtos necessários para o período. "Quanto mais se vai ao ponto de venda, maior é a tendência de comprar produtos de que não precisa no momento", avalia a diretora da Kantar.


Classes. De acordo com a pesquisa da Kantar Worldpanel, em média, o brasileiro reduziu em três vezes a quantidade de visitas ao supermercado, por ano. O impacto foi maior para as classes D/E. Enquanto a A/B deixou de ir uma vez, essa deixou de ir cinco vezes. A classe C deixou de ir duas. Mesmo indo menos, os gastos não caíram. O volume comprado cresceu 3% e os gastos subiram 9%.


Bons vizinhos


Proximidade Segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), em 2014 serão inauguradas 85 lojas, quase o dobro em relação às 45 unidades de 2013. A maioria serão lojas de bairro.

 

 

 

Fonte: Portal O Tempo (MG)

 


Veja também

Preço do boi continua em elevação

Os preços praticados no mercado interno de boi gordo voltaram a apresentar alta nos últimos dias. Segundo ...

Veja mais
Friboi mantém meta de crescimento de 20%

A Friboi, marca do grupo JBS, aposta em suas ações de marketing para manter, neste ano, a taxa de crescime...

Veja mais
Grupo Minerva adquire frigorífico em Janaúba por R$ 40 milhões

Frigorífico interrompeu atividades em 1990, quando entrou em processo de falência e desativou suas unidades...

Veja mais
Roberto Carlos será estrela da nova campanha da Friboi

Após ganhar popularidade entre os brasileiros tendo o ator Tony Ramos como garoto propaganda, a nova campanha pub...

Veja mais
JBS e Minerva arrematam unidades de abate da massa falida do Kaiowa

Em leilão judicial realizado ontem, JBS e Minerva Foods arremataram unidades de abate de bovinos da massa falida ...

Veja mais
BRF vai adquirir 40% da AKF, distribuidora em Omã

A BRF informa que assinou uma oferta vinculante com os acionistas da Al Khan Foods LLC (AKF), sua atual distribuidora de...

Veja mais
Seara passa por reestruturação e bate de frente com a Sadia

Quase cinco anos após sua fusão com a Perdigão — processo que resultou na BRF —, a Sadi...

Veja mais
JBS em Montenegro tem áreas interditadas

Segundo força-tarefa, foi constatada uma situação de grave e iminente risco aos trabalhadores no fr...

Veja mais
Oferta restrita eleva preço do boi gordo

Os preços praticados no mercado interno do boi gordo voltaram a apresentar sustentação ao longo da ...

Veja mais