P&G venderá unidade de beleza para a Coty em acordo de US$ 12,5 bi

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Multinacional americana vai repassar 43 marcas para a companhia francesa. Objetivo é crescer em mercados como o Brasil

 



A Coty fechou acordo para comprar a unidade de beleza da multinacional americana Procter & Gamble, que inclui marcas como Clairol e Wella, em uma transação de US$ 12,5 bilhões que transformará a fabricante de perfumes em uma das maiores companhias de beleza do mundo. A P&G vai separar 43 de suas marcas de cosméticos, fragrâncias e cuidados para cabelos e reuni-las na Coty. Com isso, a unidade de produtos de beleza da P&G e a Coty vão se fundir para criar uma nova empresa. Os termos da transação darão aos acionistas da P&G uma fatia majoritária de 52% na nova empresa, enquanto os da Coty terão os restantes 48%.

Entre as marcas que já pertencem à Coty estão Adidas, Calvin Klein e Marc Jacobs. Em comunicado da companhia francesa a investidores, ela afirma que a operação permitirá ganho de escala em outros mercados, inclusive o Brasil.

“A transação vai expandir de forma significativa a presença geográfica da Coty, nos provendo escala em grandes mercados de beleza como o Brasil e o Japão, e também aumentando nossa massa crítica em localidades importantes na qual a Coty já opera, como América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia”, diz a Coty em nota.

A empresa combinada deve ter receitas anuais de mais de US$ 10 bilhões — o dobro da Coty — e será liderada pelo diretor-presidente da companhia francesa, Bart Becht. A JAB Cosmetics B.V., que detém 97% das ações Classe B da Coty, é favorável ao negócio. A JAB é uma unidade do Joh. A. Benckiser, fundo de investimento do bilionário alemão da família Reimann.


A Coty disse que o acordo avaliou o negócio de beleza da P&G em US$ 12,5 bilhões no momento da proposta com base no número de ações da Coty em negociação no mercado e uma média de seu preço de negociação.


Veículo: O Globo - RJ


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