Café é a 2ª bebida mais consumida no Brasil

Leia em 1min 40s

O café é a segunda bebida mais consumida no País, perdendo apenas para a água. E a estimativa é de que este consumo cresça ainda mais, não somente no Brasil como no mundo todo. Em terras brasileiras, essa tendência está comprovada: o brasileiro está consumindo mais café. Essa foi a conclusão de uma pesquisa patrocinada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), parceria do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, realizada no período de novembro de 2013 a outubro de 2014.

No período pesquisado, o consumo interno de café beneficiado no Brasil passou de 20,085 milhões de sacas de 60 kg para 20,333 milhões de sacas. Assim, o consumo per capita também aumentou ligeiramente no período, subindo de 4,87 kg/habitante/ano para 4,89 kg/habitante/ano de café torrado e moído e de 6,09 kg de café verde em grão para 6,12 kg, o que equivale a aproximadamente 81 litros/habitante/ano. Os dados dessa pesquisa podem ser conferidos no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café e no site da Abic.

De acordo com o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, o consumo anual de café no Brasil é um dos que mais cresceram mundialmente, especialmente nas últimas duas décadas. “A bebida está presente em 98% dos lares. A maior parte do consumo é feito dentro de casa, representando 67% do total, mas o consumo fora do lar também está crescendo. O café em pó (torrado e moído) ainda é o mais consumido, mas está havendo uma migração para outros tipos de café. Um dos segmentos que mais cresce é o do café em cápsulas, com tendência de aumentar ainda mais a utilização delas nos lares brasileiros”.

Herszkowicz aponta ainda que a tendência é observada principalmente nas classes A e B, apesar de as cápsulas custarem até 20 vezes mais do que os cafés em pó. As cápsulas exigem cafés de melhor qualidade e estão presentes em cerca de 1,7% dos lares brasileiros.



Veículo: Diário do Pará


Veja também

Preço da água mineral varia até 200% em Belo Horizonte, diz Procon

Água em garrafão de 20 litros custa até R$ 45   O recurso natural e essencial ao homem, cada...

Veja mais
Água premium ganha mercado

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Coca mantém aposta em refrigerantes para voltar a crescer

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Coca-cola prevê ano muito difícil, mas investe

...

Veja mais
Inauguração da unidade da Coca-Cola em Itabirito é adiada

Empresa ainda realiza testes nas linhas de produção O grupo Fomento Econômico Mexicano S/A (Femsa) ...

Veja mais
Inédito Louis XIII Black Pearl desembarca em São Paulo

Garantindo ser o rei dos conhaques, a grife Louis XIII apresenta o Black Pearl, edição limitada desenvolvi...

Veja mais
Páscoa | Procura por vinho deve subir até 20%

O vinho, bebida utilizada nas mais variadas celebrações desde a antiguidade, ganham ainda mais import&acir...

Veja mais
Destilados premium impulsiona venda da Campari no Brasil

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
SABMiller investe em destilado na África

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais