Kantar Worldpanel: crianças ganham cada vez mais importância no consumo das famílias

Leia em 2min 30s

Quase 17% da população da Grande São Paulo, as crianças têm cada vez mais importância no consumo dentro dos lares da região. De acordo com dados do painel Usage Foods & Beverages, elaborado pela Kantar Worldpanel, pequenos de até 12 anos foram responsáveis por 3,2 bilhões de ocasiões de consumo na área metropolitana de São Paulo nos 12 meses terminados em junho de 2018. De todos os momentos de consumo realizados no lar (café da manhã, almoço, jantar, lanches entre as refeições, ceia), a faixa etária responde por 17,4% deles. No mesmo período de 2017, o índice era de 16,9%.

 

A relevância dos pequenos é tanta que são eles os principais responsáveis pela retomada do crescimento de penetração de iogurtes nos domicílios, já que optam pelo produto no café da manhã (28,7%) e também no lanche da tarde (37,8%). Não por acaso, a categoria de refrigerados lácteos marca presença em mais de 163 milhões de ocasiões de consumo das crianças - quase 60% da categoria está concentrada em indivíduos de até 12 anos. Ainda segundo a Kantar Worldpanel, o petit suisse é mais popular entre as crianças mais jovens, de até 6 anos, enquanto que o leite fermentado já se concentra também entre as de 7 a 12 anos. Além disso, o leite fermentado veio ganhando importância no "share of stomach" dos pequenos ao longo do tempo, na comparação dos 12 meses terminados em junho de 2018 versus o mesmo período de 2017. Hábito e saudabilidade são apontados como os principais atributos que levam ao consumo dos refrigerados pela garotada.


Algumas categorias maduras como biscoitos, maionese e sucos prontos perderam espaço nos domicílios com crianças no período analisado, enquanto que iogurtes e sobremesas prontas permaneceram com os níveis de penetração estáveis. Por outro lado, petit suisse, leite fermentado, bolo pronto, leite em pó e cream cheese registraram aumento na presença nos lares. Os dados apurados apontam ainda que produtos de maior valor agregado e com atributos como praticidade, conveniência e sabor estão cada vez mais dentro dos lares com pequenos.

"Lares com crianças possuem uma alimentação específica, com produtos que se adaptam a cada ocasião. Vemos escolhas sendo feitas, com alguns itens sendo priorizados e outros saindo da cesta. É essencial entender os atributos e os benefícios que direcionam essas escolhas", afirma Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.

 

Refrigerados lácteos
Com cerca de 21 milhões de indivíduos, a Grande São Paulo apresenta a maior penetração de produtos refrigerados lácteos do país, estando na geladeira de 97,6% dos domicílios em um ano. Seus principais consumidores são shoppers de até 29 anos e entre 40 e 49 anos, sendo que 45% do volume é comprado pelas classes mais altas - A/B (45,3%) e C (48%). Já a DE responde por apenas 6,7.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel




 


Veja também

Indústria de ração do Brasil sente impacto de menor crescimento do setor de aves

A indústria de ração animal do Brasil prevê para este ano um crescimento menor do que o proje...

Veja mais
Valor da Produção Agropecuária é estimado em 564,3 bilhões

O valor bruto da produção agropecuária (VBP) está estimado em R$ 564,3 bilhões para e...

Veja mais
Colheita de feijão primeira safra se encaminha para final

Nas regiões produtoras do Estado, o feijão 1 safra está em finalização de safra, com ...

Veja mais
Países importadores de ovos comerciais in natura em janeiro de 2019

Campinas - Em janeiro último as vendas externas de ovos comerciais in natura alcançaram lev...

Veja mais
Consumo de ovos de Páscoa deve voltar a crescer em 2019

Após o período de Páscoa dos últimos anos ser marcado por “lembrancinhas” em vir...

Veja mais
Busca por orgânicos faz produção crescer e supermercados investem em parceiros locais

Produtos orgânicos são aqueles feitos ‘in natura’ ou processados, obtidos em sistema orgâ...

Veja mais
Inovações para o varejo economizar na conta de luz

O custo com energia elétrica é um dos mais onerosos para os supermercados, afinal, muitas são as de...

Veja mais
Governo retira tarifa sobre importação de leite

O governo anulou nesta semana tarifas antidumping que eram cobradas sobre a importação do leite integral, ...

Veja mais
Em São Paulo frango vivo encerra semana com quatro altas

O frango que está sendo processado hoje nos abatedouros paulistas foi comercializado, no sábado (9) por R$...

Veja mais