Encontro de Valor ABAD reúne mais de 400 agentes de distribuição

Leia em 4min

A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) realizou nesta segunda-feira, 26 de novembro, a edição de 2018 do ENCONTRO DE VALOR ABAD, evento que todos os anos conta com a presença de mais de 400 participantes, incluindo representantes de todas as 27 Filiadas Estaduais da ABAD e os maiores agentes de distribuição de cada estado, e recebe o apoio de grandes empresas parceiras, que compreendem a importância de manter proximidade com o setor e com a ABAD com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento da atividade atacadista e distribuidora.

 

Neste ano, em especial, durante o Encontro de Valor ABAD foi realizada a cerimônia de posse da diretoria da ABAD e do Instituto ABAD eleita para o biênio 2019/2020. Também foi empossada a nova diretoria do Grupo ABAD Jovens e Sucessores – GAJS.

 

Em seu discurso, que antecedeu a posse, o presidente reeleito da ABAD, Emerson Destro, destacou a importância do setor para a economia do país e a atuação da entidade no sentido de garantir um bom ambiente de negócios para a atividade atacadista e distribuidora. Ele também enfatizou a atuação política da ABAD nos últimos anos, realizada junto com a UNECS – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e com o apoio da FCSE – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, que conta com 220 integrantes e é uma das maiores do Congresso Nacional.

 

Em relação ao novo governo, Destro destacou sua abertura à contribuição do empresariado na elaboração de medidas que afetam os setores produtivos. “No último dia 21, estivemos em Brasília, em reunião com a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro, e pudemos levar nossos principais pleitos ao futuro ministro Paulo Guedes. Creio que estamos construindo um importante canal de interlocução”, afirmou.

 

Ética nos Negócios

Tema de uma das palestras do dia, a Ética nos Negócios é a mais nova bandeira abraçada pela ABAD e também esteve presente no material impresso distribuído aos participantes do encontro. Trata-se de um pequeno guia de boas práticas fundamentadas em três pilares: concorrência leal, compliance e política de preços justa por canal.

 

O material também será encaminhado para a indústria, órgãos públicos, entidades e demais parceiros do setor. “Neste momento em que a sociedade pede um Brasil passado a limpo, acreditarmos ser importante nos posicionarmos, não apenas no aspecto político, mas empresarial, também. Esse guia é uma contribuição da ABAD visando à manutenção de um ambiente de negócios saudável, onde empresas possam prosperar sem práticas desleais e predatórias”, diz o presidente da entidade.

 

Palestras

Dois nomes de grande expressão em suas áreas de atuação foram os palestrantes deste evento. O economista Maílson da Nóbrega fez uma análise prospectiva do cenário político-econômico brasileiro. Já o professor e filósofo Leandro Karnal discorreu sobre o tema Ética nos Negócios

 

Homenagens

Neste ano a ABAD homenageou duas empresas que se destacaram por sua longevidade e qualidade dos serviços prestados ao pequeno e médio varejo.

 

O primeiro troféu foi para o Atacado Vila Nova, empresa mineira com 90 anos de atividade no mercado atacadista distribuidor. Na sequência, foi homenageado o grupo pernambucano Karnekeijo pelos seus 40 anos de atuação. 

 

 

Categorias em Destaque

Este estudo é realizado anualmente pela Nielsen e traz 15 categorias que se destacaram em mais de 400 mil pontos de vendas do pequeno varejo em todo o Brasil. Os dados revelam as preferências de compra do consumidor e permitem a reavaliação de estratégias de distribuição, exposição e marketing. A apresentação do estudo foi feita pelo diretor da Nielsen Claudio Czarnobai. A análise de cada categoria estudada está disponível na edição de novembro da revista Distribuição.

 

Fornecedor Nota 10

Uma premiação que reconhece os melhores fornecedores do setor em 12 cestas de produtos e visa reforçar a importância estratégica da parceria entre Indústria e agentes de distribuição. Os vencedores são escolhidos por votação, da qual participam os atacadistas e distribuidores associados à ABAD.

 

Os ganhadores receberam seus troféus das mãos do presidente da ABAD, Emerson Destro, e do diretor da Nielsen Claudio Czarnobai.

 

 

O evento contou com o patrocínio dos parceiros: Alpargatas, Cargill Agrícola, Flora Produtos de Higiene e Limpeza, GS1 Brasil – Assoc. Brasileira de Automação, Henkel, J. Macedo, JBS, Volkswagem Caminhões e Ônibus, Máxima Sistemas de Informática, Mondelez Brasil, Nielsen, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Serasa Experian e Totvs.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD

 


Veja também

Trigo: Fraca demanda deixa negociações em ritmo lento

Diante da demanda enfraquecida, a comercialização de trigo segue lenta no Brasil. Pesquisadores do Cepea i...

Veja mais
Leite: Consumo retraído mantém preço em queda

Os derivados lácteos seguem em desvalorização nestas últimas semanas de novembro nos atacado...

Veja mais
Açúcar: Com usina firme, cristal segue em valorização

O açúcar cristal negociado no mercado paulista segue se valorizando. Nesta semana,  a saca de 50 kg d...

Veja mais
Ovos: desajuste entre oferta e demanda causa nova baixa nos preços

Ontem, primeiro dia útil da última semana de novembro, as ofertas folgadas para o tamanho da demanda causa...

Veja mais
Governo e empresas firmam acordo para diminuir açúcar em comida industrializada

O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos e bebidas querem reduzir o uso de açú...

Veja mais
Preço do leite cai pelo 2º mês seguido em MG

  O preço do leite pago ao produtor caiu pelo 2º mês seguido, em Minas Gerais, a maior bacia lei...

Veja mais
Colheita do trigo atinge 97% da área no Rio Grande do Sul

Produtores gaúchos estão finalizando a colheita da safra de trigo 2018. Segundo informou a Emater, os dias...

Veja mais
Mandioca: Produtores intensificam comercialização; preços seguem em queda

As cotações da mandioca caíram por mais uma semana, refletindo o aumento da oferta e a demanda enfr...

Veja mais
Cenoura: Chuvas causam descartes e preço sobe mais de 10% no cerrado mineiro

A combinação de chuvas volumosas com temperaturas elevadas em Minas Gerais nos últimos dias favorec...

Veja mais