Mais consumidores conseguem quitar dívidas

Leia em 3min

                                                                                           SPC registrou aumento de 1,69% em abril na Capital.

Passado o aperto do início do ano com despesas como IPVA, IPTU, matrículas escolares e férias, o orçamento fica um pouco mais leve, e essa é a hora de colocar aquela conta atrasada em dia. No mês de abril, foi isso o que fez uma parcela dos belo-horizontinos e o resultado foi que, pela primeira vez em 2016, o número de consumidores que regularizaram suas dívidas na capital mineira cresceu em relação ao mês anterior (março): 1,69%. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Nos três primeiros meses do ano, na mesma base de comparação, o Índice de Recuperação de Crédito da CDL-BH havia sido negativo. Em janeiro, o número de pessoas que quitaram as dívidas caiu 2,22%, seguido por uma retração de 12,62% em fevereiro e outra queda, de 2,98%, em março. A economista da entidade, Ana Paula Bastos explica que, normalmente, no começo do ano, os consumidores encontram mais dificuldades para honrar com os pagamentos em função do volume de impostos a serem pagos.

“Como parte da renda das famílias é destinada para essas despesas, como IPVA e IPTU, a quitação de dívidas antigas fica comprometida no primeiro trimestre do ano. Agora, o término do pagamento dessas responsabilidades financeiras acabou contribuindo com o aumento da recuperação de crédito em abril”, destaca Ana Paula.

Apesar do crescimento da regularização das despesas pelos belo-horizontinos em abril, ainda não dá para afirmar que essa é uma tendência que irá se confirmar nos próximos meses. A economista da CDL-BH destaca que março é uma base fraca de comparação, por ter tido menor número de dias úteis em função do feriado da Semana Santa, e, por isso, a forma como o desemprego e a inflação vão caminhar no futuro é que vai determinar esse cenário.

“Isso aconteceu porque março tem menos dias úteis e ainda teve a folga no orçamento para aquelas pessoas que têm um pouco mais de planejamento. Mas a tendência da alta da recuperação de crédito vai depender de como o desemprego e a inflação irão se comportar daqui para frente”.

Em relação ao mesmo mês em 2015, o Índice de Recuperação de Crédito em abril foi negativo: - 5,99%. Também houve queda no número de consumidores da capital que regularizaram as dívidas no acumulado de 2016 (-7,04%). Alto nível de desemprego, inflação e taxas de juros elevadas mais uma vez aparecem entre os fatores que dificultam o pagamento das despesas em atraso pela população.

Do total de cancelamentos de registros junto ao SPC da CDL-BH no mês, 57,31% foram feitos por mulheres, enquanto o restante, 42,69%, ficou por conta dos homens. A explicação para o maior percentual de quitação entre o sexo feminino, segundo Ana Paula, é que as mulheres normalmente compram produtos de menor valor agregado, o que facilita o pagamento. Na análise por faixa etária, em abril, os consumidores com idade entre 30 e 39 anos foram os que mais regularizaram a sua situação: 26,85%.

A economista da CDL-BH avalia que, se a pessoa está empregada e em um momento econômico um pouco mais tranquilo, esse é o momento ideal para se planejar financeiramente. “Se, a partir de agora, o consumidor já viu que conseguiu honrar os compromissos do início do ano, esse momento é ideal para fazer o planejamento, sempre lembrando de optar pelo consumo de forma consciente”.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

E-commerce pode crescer 11% ao ano até 2019 no Brasil, diz estudo

                          Expe...

Veja mais
Tomate e cenoura registram queda dos preços no atacado em abril

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento mais representa...

Veja mais
Consumidor dribla crise substituindo marca do produto

                    ...

Veja mais
Colheita de arroz no Rio Grande do Sul está praticamente finalizada

De acordo com o último relatório do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a colheita 2015/2016 no estad...

Veja mais
Confiança do consumidor sobe 3,5 pontos em maio, aponta FGV

                    ...

Veja mais
Índice de confiança na indústria melhora e deve aumentar 1,3 ponto

                    ...

Veja mais
Inadimplência chega a 12,2% em BH

A inadimplência em condomínios tem aumentado mês a mês em Belo Horizonte, em 2016, reflexo do i...

Veja mais
Vendas no comércio caem 10,9% em abril

As vendas no varejo brasileiro tiveram queda real - já descontada a inflação - de 10,9% em abril, n...

Veja mais
Vendas do comércio têm 17ª queda seguida em Ribeirão

As vendas do comércio de Ribeirão Preto registraram queda pela 17ª vez seguida em abril, segundo o Si...

Veja mais