(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Consumidor transformando o varejo

 

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, uma homenagem especial realizada no terceiro mês do ano para quem faz o varejo acontecer. Não por acaso, a nossa 53ª edição da Convenção Abras, que acontece de 19 a 21 de março, no Rio de Janeiro, traz o tema “O consumidor transformando o varejo”. Para nós, supermercadistas, todos os dias devem ser dedicados aos nossos clientes, que são os maiores responsáveis pela evolução do autosserviço ao longo dos anos.


A velocidade de transformação do mercado consumidor é surpreendente. Com uma extensa gama de opções tecnológicas, tudo se interligando, e com os diversos canais de compra disponíveis atualmente, as pessoas têm buscado o “algo a mais” na hora de optar por um serviço ou produto. Algo que vá além de simples promoções e preço baixo. Claro que, após passarmos por uma recessão, isso tem importante impacto, mas a experiência continua contando, e muito, na difícil tarefa de fidelização.


Não importa o quão inteligente sejam as nossas plataformas digitais ou o nível de modernidade das nossas lojas, sempre existirá uma parte da experiência de compra que não conseguirá ser substituída por tecnologia e precisará, sim, da comunicação humanizada para se aproximar melhor do seu público-alvo. Somos mais que lojas supermercadistas, mais do que simples vendedores de produtos, somos geradores de emoções. Para muitos, os supermercados vão além, e se tornam, inclusive, uma opção de passeio. A qualidade do tratamento que o shopper recebe ao entrar no nosso estabelecimento influencia, até mesmo, no tempo de permanência dentro da loja.


As pessoas estão mudando a maneira de consumir informação, estão mais focadas no que desejam e querem se sentir valorizadas e ouvidas. As inúmeras inovações e as diversas opções de consumo transformaram o consumidor em um ser mais dinâmico e prático, com menos tempo para errar. Que quer sempre ter a sensação de que fez bom negócio escolhendo um local de compra ou uma marca. O consumidor como centro de tudo. É assim que devemos planejar e decidir nossas ações e desenvolvimento estratégico.


Ter ciência de quem é nosso cliente, o que ele compra e da diversidade (étnica, demográfica, gênero) que se transformou o mundo moderno, pode auxiliar em planejamentos mais eficientes. Entender o que as 28 milhões de pessoas que passam diariamente pelos supermercados brasileiros almejam é mais do que uma necessidade, é a nossa maior transformação. Espero que possamos seguir juntos na busca pelo conhecimento e para nos prepararmos para esse desafiador mercado de consumo. A cobertura completa da Convenção Abras 2019 sairá na SuperHiper de maio.

 

Atualizado em Março de 2019